3G e Linux

Moderador: Time de Moderação

3G e Linux

Mensagempor Breier » Qua Ago 06, 2008 2:09 am

3G no slackware:

*Huawei E226: Esse é o mais fácil, é só plugar e ele vai ser reconhecido como: CDROM, ttyUSB0 e ttyUSB1. Então basta configurar o discador e discar ;)

*ZTE MF622: Esse precisa iniciar o PC com ele plugado para ser reconhecido legal no Slackware, então executa-se /sbin/modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0001 para criar o dispositivo ttyUSB0. Então basta configurar o discador e discar... Agora é só usar o kernel mais novo (o que já vem no slackware-12.2 serve) e ele funciona automático igual o Huawei ;)

*Giant D301: Esse é o meu :D , a única coisa que ele precisa é de uma regra para o udev. Portanto, crie o seguinte arquivo com o seguinte conteúdo:
Código: Selecionar todos
# /etc/udev/rules.d/10-claro3g.rules
#
# Claro 3G custom rules
ACTION!="add", GOTO="3G_End"
BUS=="usb", SYSFS{idProduct}=="1000", SYSFS{idVendor}=="0fd1", PROGRAM="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/device/bConfigurationValue'"
LABEL="3G_End"
Depois de ter esse arquivo no lugar certo é só plugar o modem que ele será reconhecido como: PEN_DRIVE, ttyACM0 e ttyACM1. Então basta bla bla bla...

Conectados e reconhecidos os modems, vamos configurar o discador para a sua operadora. Aqui vão as configurações para um wvdial.conf como exemplo de discador:

*TIM:
[Dialer Defaults]
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","tim.br"
Stupid Mode = 1
ISDN = 0
Modem Type = USB Modem
New PPPD = yes
Phone = *99***1#
Modem = /dev/modem
Ask Password = 0
Username = tim
Dial Command = ATD
Password = tim
Baud = 576000

*BrasilTelecom:
não mais... agora é OI e ainda não tenho as confs...

*VIVO:
[Dialer Defaults]
Init1 = ATZ
Init2 =
ISDN = 0
Modem Type = USB Modem
New PPPD = yes
Phone = #777
Modem = /dev/ttyUSB0
Username = DDDeNUMERO@vivozap.com.br
Password = vivo
Stupid Mode = 1
Ask Password = 0
Compuserve = 0
Baud = 576000

*Claro:
[Dialer Defaults]
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","bandalarga.claro.com.br"
ISDN = 0
Modem Type = USB Modem
New PPPD = yes
Phone = *99#
Modem = /dev/modem
Username = claro
Password = claro
Baud = 576000

OBS.: /dev/modem deve ser substituído pelo dispositivo que for o seu (/dev/ttyUSB0 ou /dev/ttyACM0) e 576000 deve ser substituído pela velocidade em bps que combina com seu plano.

EDIT (2): Se quiserem, eu acabei de dar uma facilitada, criando pacotes de discadores pre-configurados :D .
Aqui vai o link da página para download: 3G Linux - X-soft SI.
O discador usado foi o Gnome-ppp que tem poucas dependências, mas entre elas o wvdial que conecta via terminal. Então cada pacote lá tem: Gnome-ppp, WvDial, "drivers" para os modems e configurações de discagem.

Informações: A chamada 3G seria a terceira geração de tecnologias móveis, sendo a GPRS/EDGE renomeada de 2G agora, sendo elas UMTS/HSDPA. Sendo que GPRS=128kbps, EDGE=230kbps, UMTS=2mbps e HSDPA=7mbps. A vivo, pra mim (editado), fica estranha. Pois a 3G dela é HSUPA, que dá os 7mbps de UPLOAD ao invés de download, restam 3.5mbps pra Download (o que já é bem satisfatório), é difícil entender o porque. Mas era isso.

Qualquer dúvida, correção, elogio :D ... tamos ai hehehe

*ATUALIZADO 16/11/2008
*ATUALIZADO (2) 02/07/2009
Slackware64-14 (<kernel-3.2.23>, <xfce-4.10.0>, <Intel Core i3>, <4GB RAM>)
Wisdom is the Key and it is Beyound the Door!
Breier
$one_liner

Re: 3G e Linux

Mensagempor SMarcell » Qua Ago 06, 2008 9:49 am

Tava sumido hein velho!
echo 1244394795515721490698P | dc
Linux registered user #499148
Blog: http://sanmarcell.wordpress.com
SMarcell
kill -9 "mosca na tela"

Mensagempor CidoLoco » Qua Ago 06, 2008 9:51 am

legal breier :D

eu também to usando o 3G da claro, desde fevereiro
o modem e226 é de longe o mais fácil de usar, no kernel do slack 12 pra baixo ele ainda dava uns paus pra ser reconhecido (a unica maneira certa de pegar mesmo era ligando o pc com ele já pulgado (ou pelo menos deixar plugado antes do linux começar a iniciar)), se desplugasse e replugasse o modem depois de iniciar o slack, pelo menos aki ele nao ia nem com reza braba

jah no slack 12.1 o kernel tem um módulo pra modems GSM mesmo, então é só plugar a qualquer hora, e quando ele começar a piscar azul já pode conectar :D

eu to usando o ppp-on pra conectar, aqui se mostro mais eficiente do que o wvdial (o wvdial demora uma vida pra conectar, o ppp-on é bem rapidinho hehe)

breier, uma perguntinha
tu ta usando aí o DNS da claro mesmo ou o OpenDNS? aqui eu to usando o opendns (porque nao achei os ips da claro, e o 10.11.12.13 e 10.11.12.14 não pegam) e to tendo alguns problemas pra acessar o kernel.org por exemplo, que não vai de jeito nenhum
já tentei fz um refresh no cache no site do opendns e não foi, mandei e-mail e eles nao responderam, aí já viu né

ótimo tópico :D
CidoLoco
kill -9 "mosca na tela"

Mensagempor Breier » Qua Ago 06, 2008 10:03 am

voltei mesmo!!!

pois é o E226 certamente é bem simples agora, o ZTE é que ficou nessa da inicialização como acontecia antes com o huawei, mas nada que seja impossível de usar ;)

quanto ao wvdial demorar pra conectar, só acontece se você não tiver a config perfeita, o meu conecta em 5 segundos.
quanto aos DNSs o wvdial pega os DNSs cada vez que pega o IP/mask/gw. Aqui eles são 200.169.119.22 e 200.169.117.22.

Quanto ao http://www.kernel.org eu tenho um protocolo de reclamação aberto na claro para resolverem isso, dei uma hackeada por aí e sei que é o servidor da claro que bloqueia a faixa de IPs dos hosts da ISC, e como o kernel tem uma ampla lista de mirrors, se tu tentar acessar http://odin3.kernel.org/ ou http://odin4.kernel.org/ tu vai conseguir usar o site completo tranquilo na claro. Porque o problema não é DNS, o problema é que qualquer servidor DNS vai apontar o www do kernel pra essa faixa de IP 204.152.191.0 que da ISC que dá links dedicados de 150mbps pro kernel :D . E essa faixa de IP é que é inacessível por alguma idiotíce da claro infelizmente. Eu nem falei pra eles que eu consigo acessar o site atravéz dos mirrors pq se não eles iam desistir fácil. E outra coisa, conectando através da TIM ou da Brt o site abre normalmente, é só com a claro esse problema.

Mas é isso aí, estou de volta a ativa, espero poder ajudar muito agora que sei mais e tenho mais tempo :D :P :shock: hehe

8) flw
Breier
$one_liner

Mensagempor CidoLoco » Qua Ago 06, 2008 10:46 am

bah breier, valew pela ajuda :D

esse negocio da claro ta atrasando a vida do meu irmao, que nao consegue baxa os sources de lá pra continua fazendo o LFS dele =-\

nao sabia que tinha esse mirror, valeu ae :D

ps.: vo v c abro um protocolo na claro tb sobre isso, pra ve se eles resolvem mais rápido
CidoLoco
kill -9 "mosca na tela"

Mensagempor Breier » Sex Ago 08, 2008 9:36 pm

uuuuuuhhhhhhhhhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

:D meu protocolo já deu resultado :D

o site http://www.kernel.org está acessível aos usuários da claro3G. Sendo que ontem o técnico da claro me ligou e depois de eu descrever tudo pra ele ela falou que passaria para os engenheiros da claro :shock:

Parece que já surtiu efeito, ele ficou de me ligar de novo semana que vem, mas o IP já está liberado :) uhuuuu

flw 8)
Breier
$one_liner

Mensagempor CidoLoco » Sáb Ago 09, 2008 2:13 pm

aeee funciona mesmo :D

tomara que seja defintivo

valeu breier :D
CidoLoco
kill -9 "mosca na tela"

Mensagempor Breier » Seg Ago 11, 2008 5:00 pm

Aí galera... acabei de editar o primeiro post, adicionando 3 links para os discadores que empacotei e upei à pouco. Cada um tem 1.6mb e já vem com o que precisa pra reconhecer e conectar com os possíveis modems da operadora ;)

É isso aí, aproveitem, eu recomendo 3G :D

flw 8)
Breier
$one_liner

Mensagempor richieri » Qui Ago 28, 2008 12:02 am

Forçando frequencia 3G ou 2.5G no modem D301

Bom, algumas vezes o meu D301 conecta em 2.5G, mesmo em lugares que possuem 3G (claro). Então resolvi analisar qual é o comando que o software para windows manda para o modem. Instalei um monitor de de porta serial e descobri o seguinte:

Pra forçar 3G: AT+CFUN=6
Pra forçar 2.5G: AT+CFUN=5
Pro modo automático: AT+CFUN=1

Ou seja, pra você forçar 3G no linux, você pode adicionar o comando AT+CFUN=6 como Init4 ou algo assim.

Deu certo por aqui :-)

No caso eu uso o gnome-ppp, então eu fui no menu Configuração -> Sequencias de Inicialização, e deixei ela assim:

Imagem

Espero que seja útil :-)
richieri
Hello World!

Mensagempor pilpas » Qua Set 17, 2008 11:06 am

Então richieri...

Cara tu nao sabe o tanto que tu me ajudou com essa informação de AT+CFUN=6 para 3G.. acabei de ligar no suporte da claro e a atendente (claudia .... ) me disse que esse modem (D301), nao sei se os outros também são assim.. quando agente muda de um lugar para outro, ele muda a frequencia sozinho alterna para a frequencia mais forte mesmo que seja 2G.. e como eu trabalho a 30km de distancia de casa, sempre dah problema de velocidade.. enfim, resumindo, a moça do suporte afirmou que teria que ter o danado do windows para forçar ao modem a usar a frequencia de 3G, e como nao tinha o programinha nao teria jeito. e como agora tem a informação de como forçar o 3G, resolveu meu problema.. nossa realmente.. muito agradecido. :D
pilpas
Hello World!

Mensagempor CidoLoco » Qua Set 17, 2008 9:48 pm

gente, esqueci de lembrar também que a vodafone fez uma "réplica" do mobile partner para linux
ele tem todas funções do mobile partner do windows, inclsusive envia e recebe SMS

https://forge.betavine.net/projects/vodafonemobilec/

eu nao instalei (prefiro meu ppp-on véio de guerra :P ) mas quando tentei instala ele pediu uns daemon doido e eu larguei de mão
CidoLoco
kill -9 "mosca na tela"

Mensagempor Gustavo Souza Gonçalves » Ter Nov 11, 2008 9:32 am

Alguém ai tem por acaso a config da VIVO?
Vou assinar ela em 1 semana no max e ja gostaria de navegar no slack.

vlw!
Att.
Gustavo Souza Gonçalves
Slack 12 Kernel 2.6.27.7
Network Adm.
Gustavo Souza Gonçalves
ctrl+c! ctrl+c! ctrl+c!

Mensagempor Breier » Dom Nov 16, 2008 9:08 pm

Atualizei lá em cima com as confs da VIVO ;)

Aqui funcionou nos meus testes :P

flw 8)
Breier
$one_liner

Mensagempor operador » Ter Nov 18, 2008 12:41 pm

Olá povo,

Ontem consegui fazer o Modem MD300 funcionar lá em casa. O problema que tenho notado é uma "pequena" demora para acessar os sites. A demora chega a ser de 5-10 segundos. Não sei se errei nas configurações do meu modem ou se é problema na conexão. Mas testei o modem no laptop da minha esposa e funcionou normal, sem as "pausas"... alguém já passou por isso?
(CC)Creative Commons |BR
http://www.creativecommons.org.br/
operador
man rm ... ah!

Mensagempor angrasbss » Qua Nov 19, 2008 7:50 am

Como inserir isso no kppp? No gnome-ppp já tem os locais certinho, mas o kppp não
AT+CFUN=6
Heavy Metal é a lei!!
angrasbss
ping -f localhost

Próximo

Voltar para Dicas